|
Prefeito Nenzin e gov. Roseana Sarney, pareceiros
de longa data. |
Barra do Corda é uma cidade banhada por dois rios. Isso acabou influciando a denominação das ruas, de forma criativa, imitando a bacia hidrográfica Amazônica, onde rio Amazonas é o rio principal, tendo como afluentes importantes rios, como o Jutaí, Xingú, Tapajós, etc.
A avenida principal da cidade recebeu o nome de Avenida Rio Amazonas, representando o caudaloso rio da bacia, e as ruas que a cruzam, por sua vez, receberam nomes de rios afluentes. Muita criatividade.
Infelizmente, o prefeito Manoel Mariano de Sousa, Nenzin, o poderoso político da região central do Maranhão, resolveu presentear a governadora Roseana Sarney: colocou o nome dela na avenida. Pronto. Acabou toda a ideia e a originalidade, quebrando bruscamente a harmonia dos nomes das ruas. Tudo em nome de apoios políticos, bajulações.
Mas é fácil entender as razões do prefeito (mesmo não concordando!). Ele recebeu, desde o primeiro mandato, muita ajuda da governadora. Ela foi tão generosa com o amigo que hoje é muito querida em Barra do Corda. Se em cidades como Imperatriz ela é fortemente rejeitada, em Barra do Corda ela é quase adorada. A parceria de Nenzin com a governadora foi boa para ambos. Nenzin se tornou um político influente, poderoso. Ela, bem querida na cidade.
O tempo passa e as pessoas esquecem. O nosso "Amazonas" morreu e em seu lugar (infelizmente) aparece o rio Sarney. Já que houve uma quebra de sentido, deveriam inventar um outro rio fictício: Rio Teles!