|
Fábio Mota: Novo
escritor de Barra do Corda |
O barra-cordense Fábio Mota, colunista de um dos sites mais importantes e acessados de Barra do Corda - Turma da Barra - está prestes a lançar seu primeiro livro. "Ao Encontro de Nietzsche" venceu em um concurso promovido pela editora Livro Pronto, onde os três mais votados seriam publicados gratuitamente.
O livro está previsto para ser lançado no mês de agosto. O editor do Inforbarra teve o privilégio de ser um dos primeiros a ler a obra, um exemplar pronto que fora enviado ao escritor Fábio Mota para os últimos ajustes. Confira aqui a resenha do livro:
Ao Encontro de Nietzsche
|
Capa da primeira obra do barra-cordense
Fábio Mota. |
Ao Encontro de Nietzsche (Editora Livro Pronto, São Paulo, 2011) é a obra de estreia de Fábio Mota na literatura. Com um enredo inteligente, interessante, misterioso e com recurso de flash back, o barra-cordense, que é apreciador das obras de Nietzsche, toma a liberdade, conferida pelo conhecimento do pensamento do filósofo alemão, para mergulhar e imaginar o período da vida do polêmico filósofo em que esteve com problemas psicológicos e com planos de suicídio.
É essa mescla de realidade e ficção que garante o brilhante êxito da narração, levando o leitor a pensar que certos trechos foram escritos pelo próprio Nietzsche.
O romance está dividido em dez capítulos, sendo três deles (1, 5 e 10) reservados a uma carta de despedida escrita por Nietzsche. Nessa carta consta um resumo de seu pensamento filosófico, a vida solitária que estava vivendo, por causa de suas ideias, as fortes dores de cabeça que o torturavam e o plano de suicídio.
Os outros capítulos narram a preocupação do poeta Isaque Blake em relação ao desaparecimento do filosófo. Blake e o amigo psiquiatra Girlean Osbourne são os dois melhores amigos de Nietzsche. O psiquiatra, no entanto, por uma ameaça que recebera do filósofo que estava em delírio, bem como os atritos provenientes de suas ideias que se chocavam, resolvera afastar-se do intelectual.
Isaque Blake, então, com a ajuda do delegado Wilton Coelho passam a procurar por Nietzsche. Um homem abraçado a um cavalo causa o maior alvoroço em uma rua de Basileia. Acreditando se tratar do amigo filósofo, que estava à beira da loucura, parte para uma busca que lhe tira a tranquilidade, até encontrá-lo em um casa alugada, recluso em um quarto. O filósofo contratara uma senhora para cuidar do local, mas poucas vezes ela o via.
Isaque Blake e o delegado Wilton Coelho, escoltados por vários policiais invadem o quarto do filósofo, que estava quase concretizando o seu suicídio. No aposento em que Nietzsche se encontrava havia uma porção de papéis escritos, entre eles, a carta que é narrada ao longo do romance.
Assim como “O Mundo de Sofia” acaba fazendo muitas pessoas a buscar um maior conhecimento na filosofia, “Ao Encontro de Nietzsche” convida o leitor a conhecer melhor as ideias desse filósofo. Mesmo não concordando com suas ideias (ele é radical!) é sempre bom ter uma noção do seu pensamento.